Imagem
Ainda existem algumas dúvidas na sociedade sobre o que é um psicólogo e o que é um psiquiatra, acabando por serem percebidos como profissionais que desempenham papéis iguais.

As bases destes dois profissionais são distintas. O psiquiatra tem inicialmente uma formação em medicina e posteriormente a especialização em psiquiatria, enquanto o psicólogo tem a sua formação em psicologia, podendo posteriormente tirar uma especialização na área da saúde mental, os chamados psicólogos clínicos e/ou psicólogos da saúde. O psiquiatra tem como base de trabalho o modelo biomédico, procurando desequilíbrios orgânicos que expliquem a sintomatologia apresentada pelos pacientes, socorrendo-se posteriormente de terapia farmacológica. Já o psicólogo trabalha segundo o modelo biopsicossocial, interessando-se pelo sujeito enquanto ser individual e único, biológico e social, tentando compreender de que forma os sintomas aparecem na vida do mesmo e que funções desempenham, delineando-se a partir daí uma estratégia de intervenção psicológica que resulte no sujeito um melhor bem-estar. No entanto, apesar das diferenças, existe uma complementaridade entre estas duas classes profissionais, uma vez que em situações de problemáticas psicológicas mais graves a solução para ajudar o sujeito pode passar por complementar um trabalho psicoterapêutico com uma terapêutica farmacológica, o primeiro realizado pelo psicólogo e o segundo pelo psiquiatra. 

Apesar destas diferenças, tanto o psicólogo como o psiquiatra podem tornar-se psicoterapeutas, o que exige, para além da formação inicial em psicologia ou medicina, uma formação complementar em psicoterapia, numa sociedade ou associação reconhecida para o efeito. O psicoterapeuta, à semelhança do psicólogo, intervém a partir da talk therapy, regendo-se por um modelo específico de intervenção e de compreensão do Homem. O trabalho dos psicoterapeutas distingue-se pelo conhecimento mais aprofundado de técnicas para um trabalho de intervenção psicoterapêutico, seguindo um modelo teórico específico.

Luís Carlos Batista - Psicólogo




Leave a Reply.